As qualificações térmicas são divididas basicamente, mas não se limitam, em duas possibilidades:
Qualificações de meios térmicos:
Quando mencionado meio térmico, podemos entender como refrigerador, freezer, estufa, banho maria, câmara climática, sala climátizada, estoque, ou qualquer outro ambiente com temperatura ou umidade relativa controlada.
A qualificação é realizada dispondo sensores de temperatura e/ou umidade em seu interior, definindo um periodo para monitoramento. O equipamento utilizado registra em intervalos pré definidos o comportamento de todos os sensores neste periodo, e então é gerado um relatório completo demonstrando valores como estabilidade, homogeneidade, uniformidade e diferencial do set point de controle.
Também há a possibilidade de serem feitos estudos simulando abertura de porta do equipamento, falta de energia, entre outros.
Validação de autoclaves:
A validação de autoclaves deve ser realizada periodicamente, a fim de conhecer a real letalidade dos ciclos de cargas utilizados.
Antes do início do trabalho, será definido com o cliente mediante um protocolo, o serviço a ser realizado. O cliente deve informar a quantidade de cargas diferentes esterilizadas na autoclave, a descrição dos itens autoclavados em cada carga, se serão ou não utilizados indicadores biológicos durante o estudo.
Definido o protocolo, o técnico realizará o serviço, com o apoio do cliente, que deve disponibilizar os itens para o estudo. No relatório final serão indicados todos os procedimentos adotados, além do parecer do laboratório informando se a carga utilizada está sendo esterilizada por completo, mediante cálculos matemáticos normalizados.